sábado, 25 de agosto de 2012

Giro cultural na cultura de quem?



Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”

Ao público desta cidade, grandes atrações gratuitas oferecidas pelo governo do Estado em inauguração de um dos maiores elefantes brancos que foram construídos na Terra do Sol. 
Centro de Eventos do Ceará que custou nada menos que a bagatela de R$486,51 milhões. Arrancados do  asfalto, da saúde, da educação, do esporte e da segurança pública, para se tornar tão somente o Centro de Eventos mais moderno do país. 
Agora, como havia escrito na postagem anterior, os buracos dos asfaltos, as pontes, os canais e viadutos sem proteção, os cearenses podem ficar.
E como comemorar, tudo isso, sem convidar pessoas ilustres, ministros do governo, politicáveis do PT, sem organizar um evento de grande porte como o show do grande tenor Plácido Domingo? Onde foi gasto tão somente R$ 3 milhões. 
Ou seja, soma-se tudo e percebe-se que o Governo do Estado do Ceará está realmente preocupado em promover a cultura do seu povo. 
Muitas pessoas quando souberam do show fechado do tenor espanhol perguntou: Quem é esse Plácido Domingo, afinal? As pessoas cada vez mais cultas e cientes do bom gosto musical existente no planeta.
Wesley Safadão e Xandy Avião, que o digam, afinal, eles sim são os detentores da música de melhor qualidade, com letras de fácil entendimento e de elevada sensibilidade, capazes de causar inveja em Tom Jobim e Noel Rosa. Wesley encantando suas fãs com suas madeixas bem cuidadas, embalando romances com letras como :  " Vai comer na minha mão, vai provar do que eu te der, se quiser meu coração, vai ter que beijar o meu pé..." Realmente, diante destas letras profundas e reflexivas com certeza Plácido Domingo torna-se apenas uma figura anônima e o companheiro musical de Solange, Xandy nas paradas de sucesso, cantando: "..eu quero ver, você correndo atrás de mim..." Fica fácil perceber que a sociedade está muito bem servida neste Giro Cultural, que serviu para enganar os sedentos de atenção, oferecida pelos governantes e principalmente pelo Secretário de Turismo.Nota-se claramente que estão preocupados em alavancar a economia deste setor. 
Mas o que adianta gastar tanto dinheiro nessas obras, se não oferecem a mínima condição, a miníma infraestrutura para que os turistas cheguem e não se espantem com a realidade das ruas? Os drogados, os assaltantes,as meninas de 10 e 12 anos nas esquinas prostituindo-se por um prato de arroz? 
Se bem que, a propaganda enganosa que chega ao velho continente, não está tão errada assim. Coloquem as brasileiras de biquine na praia, com seus atributos bronzeados e fica tudo bem! Coloquem as meninas cearenses em pose sensuais para fazer propaganda aos pedófilos internacionais e fica tudo bem! 
Não seria mais eficaz, ao invés de gastar essa quantia absurda, se preocupar em modificar a imagem da cidade lá fora? Para que assim o turismo seja bem visto? Os grandes empresários tenham interesse em investir na industria do Ceará? E assim, criar mais renda?
A grande cultura dos políticos do estado, está em vendar os olhos daqueles que não possuem a mínima noção do sentido amplo desta palavra.
E antes de mais nada, o povo deve exigir um Giro Cultural todos os dias e não apenas um dia, para fazer valer cada tostão empregada neste Centro de Eventos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário