sexta-feira, 25 de novembro de 2011

E a tecnologia, onde irá parar?

Lembrei da aula de Ciências Políticas, onde a professora Ana Valeska nos indaga sobre a tecnologia e dentro deste questionamento, nos pede para escrevermos uma breve resenha sobre esta questão.
Escrevi o seguinte: A tecnologia afinal, é maléfica ou benéfica? Quem poderá responder? Não sei, só sei que as opiniões mudam de pessoa para pessoa.
A sociedade sempre foi manipulável, mesmo antes do advento da globalização. A diferença é que hoje em dia estamos sendo monitorados. Ninguém tem a idéia real, daquilo que deixa registrado no emaranhado cibernético. Mal sabem que mudaram de RG ( registro geral) para IP ( Internet Protocol). É atraves deste rastreamento que a Policia Federal consegue encontrar criminosos como: pedófilos, traficantes de mulheres e de crianças, estelionatários, dentre outros.
Para mim, a tecnologia é totalmente benéfica, tanto é que aqui no Brasil, votamos com urna eletrônica. Há 20 anos atrás era impossivel imaginar tanta rapidez no processo de apuração. Lembrando também na praticidade de levar as urnas aos municipios longiguos e de difícil acesso, como nas regiões ribeirinhas.
Outro exemplo é a vida político, hoje para ter acesso às ações passadas dos políticos, ou a "ficha limpa" basta se conectar, hoje está tudo no mundo virtual, só procurar corretamente.
Futuramente, os comícios sejam virtuais, quem sabe, poderemos acompanhar passo a passo a rotina dos nossos candidatos, como num grande reality show, fica até mais fácil de sabermos quem é quem, pois ninguém consegue fingir 24 h.
Poderia citar vários benefícios, no entanto, prefiro deixar claro que não é a tecnologia que é maléfica e sim, as pessoas que fazem uso dela. Assim como, não é a política que é maléfica e sim, aqueles que a praticam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário