quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Outro conceito de Paz


Alguns dias fiquei lembrando sobre a tese de Steven Pinker e de todos os seus conceitos sobre o mito da violência.
Achei  perigoso, de uma certa forma, quando disse que estamos num tempo de relativa não violência.
Mas qual seria esse antônimo? Paz? Será que podemos dizer que vivemos em uma época de paz?
Onde o terrorismo, o caos social, as drogas, a violência infantil e contra a mulher estão atingindo o píncaro?
Por outro lado, vou tentar fazer uma breve viagem ao tempo: Lembrarei da Antiguidade, onde não existiam as leis para barrarem todos os atos imorais dos homens. A força bruta e a agressão física faziam parte das relações sociais.O exemplo mais forte é do próprio Jesus de Nazaré. Como aquele jovem de 33 anos, ousava em se dizer filho do Pai? O mais engraçado é perceber o quão primitivo e incoerente era aquele povo, que escolheu um ladrão ao invés do homem que só pregava o amor. Outro exemplo na própria Roma Antiga, onde homens lutavam contra homens de uma forma bárbara e sangrenta numa arena, onde o povo, gritava ensandecido, para ver um deles morrer.
 Logo em seguida, puxarei pela memória até a  Idade Média. Onde os Reis e o Clero viviam imponentes sobre seus súditos.
Quem arriscaria a cabeça, indo contra a realeza e o Papa? Quem ousaria ter uma opinião, uma visão diversa, criativa, incomum para o seu tempo?Olhar além daquilo que era imposto e ordenado?
 Foram tantos os que foram sacrificados por conta disso.O que falar sobre Nicolau Copérnico e Galileu? E da hipótese  do Heliocentrismo, que afirmava que o Sol era o centro do Universo? Negando a teoria Geocêntrica, que era o que a Igreja Romana pregava. Copérnico perdeu a vida por conta disso.
Para mim, a maldade humana era cometida a cada esquina, sem moral e desregradamente.
A sociedade era absurdamente animalesca. Por isso que Pinker ousou quando disse que a violência está intimamente ligada à inteligência. Entendo inteligência nesse caso como EVOLUÇÃO.
Realmente, hoje não encontramos tantos gladiadores e tantos vinkings na rua, matando por matar. Matando simplesmente por sentir prazer em vislumbrar o sangue jorrar.
O caos urbano ainda está aí, mortes acontecem a cada segundo, mas será que isso parte da primitividade humana? Será que uma vez que evoluída a humanidade pode regredir, voltando ao seu estado de tantos anos atrás?
Esta tese de Pinker é um ótimo assunto para outros post. Em breve darei continuidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário