terça-feira, 1 de maio de 2012

Anencéfalos e o Direito à Vida


Era uma vez, uma Constituição da República Federativa do Brasil promulgada em 1988...
"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade,à segurança e à propriedade..."

Hoje percebo que estudo uma coisa que jamais poderei colocar em prática. Até onde tudo isso é válido?
Tão poético ler o caput do art.5º. Todos são iguais perante a lei? São? Quer dizer que por sermos iguais perante a lei, criaram as cotas para negros nas IES? E depois dizem que o racismo é crime? E ninguém lhes disse que são os primeiros a cometerem este crime? Afinal, acham que os afrodescendentes não possuem capacidade suficiente para concorrer a uma vaga de igual pra igual com os "brancos" (se é que no Brasil, pode-se dizer que tenha a raça branca e pura) 
Enquanto a garantia da inviolabilidade à vida? São tão profundas essas palavras. Será que sabem o real significado delas? Garantia nada mais é que uma segurança oferecida a alguém ou alguma coisa. Temos garantias de quê? E os fetos anencéfalos tem garantia de quê? De serem arrancados do ventre de uma mãe que não quer ser responsável em dar a luz, para um ser que para ela, é uma aberração da natureza? Qual garantia esses pequenos indefesos terão, garantia de serem descartados como lixo? E o Estado, a bela Constituição, deixará isso acontecer? Então, se a realidade não está descrita em suas linhas, por que não convocam uma outra Assembléia Nacional Constituinte originária e não revisora, para deixarem descrito os reais interesses do Estado? 
São tantas indagações, tantos momentos de desilusão, de conflitos internos e pior, sei que ninguém terá a capacidade sincera de responder-me tudo isso. Não creio que tudo irá melhorar. Só creio sinceramente que este circo, a população na arquibancada ainda irá bater palma para os palhaços que dirigem este espetáculo.
Era uma vez uma linda história que mais parecia um romance, os leitores até chegaram a acreditar que pudesse ser tudo a mais pura realidade. Mas, perceberam que este romance não passa de uma pura ficção científica.
O direito à vida será que existe ou sempre existiu? Será que o Estado ser laico ajuda-nos em alguma coisa? Será que um Deus em comum não evitaria tantas atrocidades? Afinal, religião é a principal fonte de proteção ao sopro que todos recebemos ao sermos gerados. Sopro de amor, de vida e de esperança.

9 comentários:

  1. Olá Lilian Fernandes!

    Parabéns pelo blog e pela postagem..
    Realmente, são tantas perguntas, mas infelizmente poucas são as respostas, isso quando há resposta.

    Quando a gente começa a estudar Direito achamos tudo lindo, mas ao final vem a decepção, às vezes essa vem logo no início mesmo.

    Também tenho um blog onde eu e outra parceira iniciamos algumas discussões. Caso queira conferir:

    http://www.visaoacademica.com.br/

    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno!
      Adorei o blog de vocês! Aproveitei para deixar um comentário por lá!
      Quero divulgar seu blog em meu Facebook posso?
      Abraço grande!

      Excluir
    2. Oi Lilian!

      Obrigado pela visita. Pode ficar a vontade para divulgar o "visãoacademica". Linkei seu blog no nosso, tem problema?

      Sempre que for possível vou passar por aqui e aproveito para divulgar seu blog também.

      Sucesso pra gente!

      Grande abraço

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada!!!! Não deixe de acompanhar as postagens! E deixe sugestões de assuntos que estão em voga em nosso cotidiano!
      Abraço grande!

      Excluir
  3. ‎Lih Fernandes, o mais importante é continuar se questionando, buscando soluções para nossos problemas sociais e ter a certeza que por sermos seres coletivos, vivermos em sociedade temos a chance diária de mudar as realidades, tudo é um processo de quebra e reconstrução de paradigmas.
    Não teremos uma sociedade perfeita, mas podemos lutar sempre para que há o minimo possível para o desenvolvimento humano e consequentemente social no país, para isso existem os movimentos sociais, o voto direito e todos os princípios democráticos.
    Sua decepção é saudável, mas não deixe de lutar. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixar de lutar e deixar a esperança morrer, JAMAIS! Obrigada pelo incentivo e apoio!
      beijos

      Excluir
  4. Veja... será que as perguntas estão certas? ou as respostas estão à mostra e não sabemos reconhecê-las??
    Parabéns pelo texto!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Excelentes questionamentos, certo doutrinador definiu a Constituição atual da seguinte forma "Quanto ao conteúdo, é de natureza formal; quanto à forma, escrita; quanto ao modo de elaboração, dogmática; quanto à origem, democrática; quanto à extensão, analítica, quanto à estabilidade, rígida" E eu acrescentaria que quanto à execução é Utópica.

    ResponderExcluir