quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A dialética do pensamento filosófico

Hoje a prova para compensar a de ontem, será de Ciências Humanas e Sociais.
Para muitos a matéria é um tanto quanto vazia, mas para mim é algo tão simples e natural. Colocar minhas impressões sobre o contexto social, dos processos sociais e simplesmente falar sobre as relações humanas.
Fazer uma viagem propriamente dita pois para responder questões da atualidade o importante é ter domínio do passado, dos tempos Antigos, da tão conhecida Antiguidade.
Entender Socrátes, Platão e Aristóteles é fundamental para o bom entendimento dos filósofos de hoje em dia.
Como entender Weber, Bauman e Sponville se não dedica nenhum momento para prestar atenção no comportamento humano da atualidade?
O processo se dá com o interesse real dos individuos iniciando a racionalizar. O querer entender as coisas da natureza e observar todos os fenômenos que os circundam.
Sócrates iniciou o processo da dialética separando-a em duas etapas: ironia e maiêutica. Onde na ironia tende a confundir a idéia, o conhecimento de seu interlocutor em relação ao que este acreditava estar correto. Em seguida, ele fazia com que o interlocutor surgisse com novas concepções. Dizia que as pessoas deviam parir idéias.
Platão discipulo fiel de Sócrates surge com uma dialética, acima de tudo, voltada para o lado do mito e da alegoria. Daí pode-se observar a mensagem que ele pretende passar na sua famosa, Alegoria da Caverna. Para este filósofo tudo estava explicado no invisivel, tentava fazer com que as pessoas entendessem que antes dos fatos acontecerem no plano material, aconteciam num plano imaterial. A idéia era fundamental aos conceitos de Platão.
Para Aristóteles a dialética servia para o treinamento da mente. Durante muitos anos esta dialética serviu como uma parte central do aprendizado filosófico. Pois é através desta que se aprendia a confrontar as questões abordadas.
Dentro deste pequeno resumo podemos então dar um pulo cronológico e chegar no séc. XIX e XX para conhecermos então a Sociologia e tentar assimilar alguns sociólogos que a professora da matéria da prova de hoje abordou em sala de aula.
Inicialmente a pergunta: O que é Sociologia? Somos parte do contexto social? Como participamos deste processo?
Sociologia nada mais é que o estudo da sociedade e do processo do comportamento humano. Dentro desta ciência.
Dentro deste contexto é claro que Weber iniciou o processo de preocupação pelo caminho que a humanidade estava enveredando dentro do processo do Capitalismo. Onde as pessoas estavam perdendo o "ser" para o "ter" esta preocupação é bem observada em seu estudo. Em seguida nos deparamos com Bauman e sua Vida Líquida. Onde assim como Weber observa a liquidez da vida humana. Onde nada permanece, tudo se transforma. Os relacionamentos afetivos, as opiniões, o mercado de trabalho, tudo acaba caindo na efemeridade se tornando absolutamente passageiro, uma sociedade até mesmo sem opinião própria, de "marias vai com as outras", só ajudo o próximo se a minha vizinha ajudar, senão ajudo a matar.
No entanto dentro desta realidade surge o tão humano André Comte-Sponville, onde aborda em seu Tratado de Grandes Virtudes, que o ser humano e a sociedade deve resgatar seus valores e o que há de melhor no comportamento humano.
Resumidamente, esta será a prova de hoje. Espero que seja tão suave como o aprendizado da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário