terça-feira, 27 de setembro de 2011

Iniciando...


Diante de alguns dias de estudo surgiu uma necessidade inexplicável em mim de registrar impressões sobre minha vida acadêmica. Desabafar, minhas conquistas, meus medos, minha admiração pelo curso que cresce a cada dia.
Hoje percebo o quão é importante as pessoas conhecerem a Legislação que rege suas vidas, a Constituição Federal. 
Saber seus direitos e deveres é o mínimo que um cidadão deve ter consciência.Ainda hoje me envergonho quando lembro do meu professor de Direito Civil, Dirceu Medeiros, perguntando em nosso primeiro dia de aula, quem de nós havia lido a Constituição Brasileira. Poucos foram aqueles que levantaram a mão e eu fui uma das que não levantou, pelo fato de ser ignorante diante do assunto que estava sendo abordado. Que vergonha! 
Como podia exigir alguma coisa do Estado se não tinha entendimento do funcionamento da máquina administrativa? Hoje percebo que é muito fácil falar sem embasamento.  Só abrir a boca e repetir o que os meios de comunicação anunciam a quatro ventos. 
Hoje através do pouco que já estudei, que já li, percebo que as coisas não devem ser tratadas levianamente. São sérias. Viver civilmente não é algo simples e rasteiro, tem seu quê de complexidade. Inocente é aquele que acha que civilidade é puramente o viver em sociedade. Antes de bater no peito e se pronunciar cheio de direitos e deveres é melhor sentar e ler ao menos a Constituição.

Um comentário: