terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

2012.1

FELIZ 2012.1!
E neste semestre já não sou caloura, muito menos formanda, sou uma acadêmica, uma futura operadora de direito.
O semestre começou cedo pois fui atrás de conhecer um pouquinho da área trabalhista, previdenciária e tributária, fazendo um curso de educação continuada na Universidade de Fortaleza, Unifor. Confesso que, valeu à pena pelo fato de me fazer sair da escuridão da ignorância.Talvez agora possa dizer que não sou mais leiga em relação à folha de pagamento, iss, irrf, e tantas outras siglas.
Esse semestre estou achando os professores mais rígidos. Dizem que é exigência da faculdade. Acredito que isso seja benéfico. Pois o que vale os professores passarem conteúdo para alunos incapazes e descomprometidos e aprová-los? Parece que aconteceu isso no semestre passado. Os mestres aprovando sem critério nenhum.
Porém, continuo achando que, a exigência maior deve ser feita no vestibular. Pois é aí a primeira impressão que a faculdade terá do aluno.
Continuo insistindo na ideia de dar um crédito para metodologia de ensino que a faculdade pretende utilizar.
Hoje ainda encontro muitos alunos insatisfeitos, mas continuo esperançosa e enxergando muitas mudanças positivas pela frente.
Observo pelo quadro docente que está melhorando a cada semestre. Por falar em semestre, meus professores deste semestre são tão bons como os do primeiro semestre. Mas, eles que me desculpem, meus professores queridos e preferidos serão sempre os do primeiro semestre. E olha que ainda tem 8 semestre pela frente. Mas, tenho a consciência de que Dirceu, Fabiana, Ana Valesca, Pollyana e Márcia, irão permanecer nas minhas melhores lembranças de caloura, pelo fato deles terem sido responsáveis e terem feito parte deste momento de descoberta pessoal e profissional. Nunca hei de esquecer o que cada um falou para mim no primeiro dia de aula.
Neste semestre noto que os professores são um pouco mais frios, mas tão competentes quanto.
O que falar da aula de Direito Penal? Com certeza estou pra conhecer um professor que consiga deixar a aula tão leve, também passamos a aula toda rindo! Aprendemos sem querer, de forma leve e  despretensiosa. E isso eu chamo de arte de ensinar! Professor de verdade é aquele que faz o aluno aprender sutilmente e sem perceber.Mas claro, o aprendizado só se completa quando o aluno se dispõem a estudar. Sem estudo o aprendizado se torna superficial e rasteiro.
Me preocupo com o fato de não ter um tempo real para estudar. Quero muito continuar acima da média. Mas com excesso de trabalho e falta de tempo, não sei se vou conseguir organizar o estudo.
Sendo assim, irei iniciando as aulas de forma sorrateira e tímida, até achar a melhor fórmula para conciliar minha agenda cheia.
O que me deixa mais feliz é a esperança de um MARAVILHOSO semestre.
E que chegue 2012 na velocidade de um raio.
E que o estudo se torne não uma tortura, mas um enorme prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário