sábado, 25 de fevereiro de 2012

Análise - Zeidgeist Addendum - Início


"Você quer saber o que ela é?É o mundo colocado diante de seus olhos para que não veja a verdade". 

A metáfora escrita por Platão no livro VII de A República intitulada Alegoria da Caverna nunca deixou de ser real. Por mais que muitos a chamem de mito.
Seres humanos subjugados pelo próprio ser humano. Uma manipulação que perdura e ultrapassa a barreira do tempo. Porém, com uma diferença: Os que estão no controle, são e sempre serão os detentores da força e controladores da economia mundial.
Um ser humano que só veio pregar o amor, como Jesus de Nazaré, foi crucificado pelos imperadores romanos, somente pelo fato de estar saindo dos parâmetros da época. No entanto, grandes impérios, sejam eles primitivos ou não, tendem a cair a exemplo disso temos o Império Romano do Ocidente. O que adiantou período de tanta batalha e escravidão, para que os governantes fossem engolidos por sua própria ambição?
Na baixa Idade Média há outro registro de sistema falível, aquele onde o Clero explorava e escravizava seus fiéis, fazendo-os crer que, a desobediência aos dogmas eram pecados irreparáveis. Promovendo guerras santas, inquisição e tantas outras barbáries sociais e econômicas, a Igreja era e ainda é uma potência financeira. Em alguns países continua sendo formadora de opinião.
A passagem da Idade Média para Idade Moderna surgiu com o Sistema Capitalista, o dinheiro, a moeda, a economia, trouxe para a história da humanidade outra forma de domínio, o financeiro. Na Idade Moderna houve o período do Renascimento. O nome bem sugestivo deixou alguma contribuição histórica, porém a ignorância humana persistiu. Nesta época o Humanismo foi um ponto relevante, sendo que, estava voltado ao Racionalismo. Mas não adiantou muito lançar idéias racionais numa sociedade que lutava pela sobrevivência.
Entre os governantes da época foi criado um código de ética, onde toda ambição e ganância estariam sendo mascaradas pela “moral e bons costumes”. É o que deixa claro na obra de Nicolau Maquiavel intitulado “O Príncipe”. Que serviu praticamente como uma manual para políticos e governantes. Na realidade, serve até hoje para pessoas que possuem interesse pela vida política. O que fica claro é que os poderosos de todas as épocas só mudavam de fantasias e máscaras como em uma roda viva interminável.  
Assim como os opressores que nunca abdicaram seus tronos, os mártires nunca deixaram de existir com a mesma ideologia: Resgatar a sociedade.
São tantos os exemplos, um deles é Nicolau Copérnico e sua teoria Heliocêntrica. Como ousou ir contra a teoria vigente da época, a Geocêntrica? Bastou afirmar aquilo que iria contra a crença da época para que fosse morto.  Ou seja, o sistema, engolindo mais um que tentava resgatar o povo da caverna. Este mesmo sistema que passou por cima de Copérnico foi o que conseguiu corromper Galileu, fazendo-o negar sua teoria que comprovava que Heliocentrismo estava correto. Galileu Galilei negou para não ser morto. Ou seja, o sistema conseguiu corrompê-lo, alegando atentar contra sua vida. E quantos Copérnicos e Galileus foram contra os poderosos de sua época ao longo da história da humanidade?
O fim da Idade Moderna e o inicio da Idade Contemporânea ocorreu diante uma das maiores revoluções da humanidade, a Revolução Francesa, acabou por completo a servidão e os direitos feudais, foi uma revolução causada pela crise financeira da época. O domínio da alta burguesia em cima do terceiro Estado francês era notório. O Terceiro Estado era chamada a classe que consistia em burgueses, camponeses e os “san cullotes”. Diante do caos Francês da época era necessário que o antigo sistema fosse exterminado. Por conta dessas mudanças, importantes Iluministas criaram um novo conceito jurídico-social, Voltaire, John Locke, Montesquieu e Kant foram os responsáveis. No fundo, o objetivo desses pensadores era incitar a razão, o Racionalismo do Renascimento deveria atingir o maior número de pessoas, isso seria necessário para incitar à guerra, a revolta e a derrocada de um reino, de um sistema econômico fracassado.
A Revolução Francesa é repleta de nuances reformadora, que ao final, conseguiu atingir parte de seus objetivos, mas que por si só não foi tão libertadora, pois a venda pode ter sido tirada, mas a cegueira da ignorância persistia.
O domínio financeiro reinava incólume.
O sistema capitalista estava crescente em todos os setores, tornou-se mais forte com o advento das máquinas e o aumento do desemprego, na Revolução Industrial, pois desde então, a mão de obra foi substituída pela tecnologia da época.
Observando minuciosamente a divisão histórica da humanidade, percebe-se que em todas elas o sistema econômico estava presente nos principais acontecimentos sociais e políticos.
Os Estados Unidos da América tornou-se ao longo do tempo detentor de um poder econômico tão majestoso, que poder ser chamado de Império do Capitalismo. Tornou o ditador do sistema econômico de vários países, desde a queda do Socialismo e o fim da Guerra Fria.
Quantas pessoas conhecem a estória dos assassinos econômicos? Aqueles que estavam por trás de líderes de governo que não abdicavam da mesma idéia Norte Americana e eram exterminados ou corrompidos, para deixar a humanidade na cegueira de tantos anos, séculos e milênios. Afinal, ninguém jamais teve forças contra o verdadeiro dono do mundo...
(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário