domingo, 9 de outubro de 2011

Preconceito Linguístico - Marcos Bagno

O assunto abordado pelo autor em questão é de suma importância para aqueles que desejam de certa forma se libertar das algemas primitivas do preconceito dentro da própria Língua Portuguesa.
É dividido em 3 capítulos, onde no primeiro é explicitado alguns mitos que cresci ouvindo. Como por exemplo: "Brasileiro não sabe Português..."; "Português é muito difícil"; " O lugar onde se melhor fala Português no Brasil é no Maranhão". Escolhi apenas alguns mitos, no entanto, são 8 mitos no total.
O objetivo está em fazer com que as pessoas entendam que a Língua é dinâmica e evolui com o tempo. É necessário que haja uma mudança também na sociedade. Que percebam a necessidade de se libertarem de conceitos de séculos passados. Assim como também, se tornarem de uma vez por todas independentes do Português de Portugal. É necessário que o Brasil crie sua personalidade Linguística. Que a sociedade não pare no tempo, não se torne igapós. 
No capítulo seguinte tomamos ciência de pequenos textos de autores preconceituosos, tais como Napoleão Mendes de Almeida, onde ataca veemente "os delinquentes da Língua Portuguesa"; também cita Luiz Antoni Sacconi e o "Festival de Asneiras". Talvez sejam considerados preconceituosos, pelo fato de tão somente ultra conservadores e acreditarem que o correto está baseado dentro da Gramática do início do século XIX.
Finalmente, o último capítulo se torna um sopro de um dia ensolarado, onde sugere a "Desconstrução do Preconceito Linguístico". Ou seja, faz com que se crie condições necessárias em abordar um novo método de ensino, uma nova visão, um novo conceito de didática. Aconselha os professores, formadores de opiniões, a se tornarem cientistas e pesquisador, do seu próprio método de ensino da Língua Portuguesa. Transmitindo aos jovens que Português não é difícil, como aprendemos quando criança.
Aconselho este livro pela forma interessante e descontraída de abordagem de um assunto tão polêmico.
Percebe-se realmente que é o erro gramatical só é encarado desde jeito por que foge daquilo que é considerado padrão. Um livro ótimo para o estudante e para o professor do século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário